"Somos Católicos... Bem Vindo à Sua Casa!!"

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Folheto da Missa!!!

Pessoal,

Já repararam o quão interessante é nosso folheto da missa?

Se ainda não, dêem uma olhadinha melhor também na última página, onde podemos encontrar relfexões sobre a liturgia do dia, por exemplo.

Nesse embalo, vamos à reflexão sobre a liturgia de Domingo, escrita pelo Pe. Nilo Luza

Superando o Sectarismo

    A primeira parte do Evangelho deste Domingo apresenta o ciúme dos discípulos contra alguém que faz o bem em nome de Jesu, embora sem pertencer ao grupo que com ele convivia. É a tentativa de impedir que alguém faça algo de bom porquê não faz parte do grupo dos discípulos de Jesus.

    Ninguém tem o monopólio do bem, nem mesmo uma instituição religosa. Fazê-lo está ao alcance de qualquer um, seja cristão ou não, seguidor de jesus ou não. Onde houver alguém promovendo o bem, aí se encontra a mão e Deus agindo.

    Deus age livremente, seu Espírito sopra onde e como quer. Distribui seus dons a quem bem quiser. Não se deixa prender pelos critérios humanos. Nós é que devemos nos adaptar aos seus desejos, e não o contrário, querendo ensinar a Deus como deve agir e o que deve fazer. Não raro somos tentados a submetê-lo ao nosso capricho.

    "A perene tentação dos que creem é a de sequestrar a Deus, monopolizá-lo para si, para seu uso e consumo, enquadrá-lo em suas certezas teológicas, exaurí-lo em suas instituições eclesiásticas, esquecendo-se de que sua ação salvífica não se exaure entre as funções visíveis de sua Igreja e que sua graça transborda e chega até nós por muitos outros canais além dos sinais sacramentais tradicionais" (Missal dominical, Paulus).

    Venha de onde vier, todo bem é sempre bem-vindo. Se vem de ambientes "profanos", às vezes é mais bem visível do que se vem das comunidades cristãs. Quando isso acontece, pode haver a tentativa de camuflá-lo ou ignorá-lo. O Espírito de Deus está presente em todos os que promovem, que contribuem para a construção de uma sociedade melhor, mais fraterna e solidária... Moisés exclama: "Oxalá todo povo fosse profeta". Poderíamos completar: "e ajudasse na melhoria da sociedade".

(Pe. Nilo Luza, ssp)

Abraços a todos!!!

Nenhum comentário: