"Somos Católicos... Bem Vindo à Sua Casa!!"

sábado, 22 de maio de 2010

Domingo é Pentecostes!!!

Fala galera!!!

Domingão agora é Pentecostes!! aliás... sabem o que é Pentecostes??
Vamos dar uma pequena introdução e queremos todos pesquisando o significado desta data tão importante... vamos falar sobre Pentecostes em nosso encontro de hj!!


Pentecostes é comemorado 50 dias após o a Páscoa e 10 dias após a Ascenção... Celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Jesus...

Nesta data o Espírito Santo trouxe os 7 Dons, que são eles:

Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus...

Vamos falar um pouco mais sobre esses Dons??

SABEDORIA

É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes.

"13. Feliz do homem que encontrou a sabedoria, daquele que adquiriu a inteligência,    
14. porque mais vale este lucro que o da prata, e o fruto que se obtém é melhor que o fino ouro.
15. Ela é mais preciosa que as pérolas, jóia alguma a pode igualar."
(Cf. Pr 3,13-15)

ENTENDIMENTO

É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível.

"7. Dar-lhes-ei um coração capaz de conhecer-me e de saber que sou eu o Senhor. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque de todo o coração se voltarão a mim." (Jr 24,7)

CIÊNCIA

É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo"

"10. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.    
11. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.    
12. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou    
13. e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais.    
14. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.    
15. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém."
(1 Cor 2,10-15)

CONSELHO

É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade.

"7. Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração." (1 Sm 16,7)

FORTALEZA

É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse:

"31. Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8,31)

PIEDADE

É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria.

"17. O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo." (Rm 14,17)

TEMOR DE DEUS

Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus.

"4. Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.    
5. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças."
(Dt 6,4-5).


Que o Espírito Santo de Deus desça sobre nós e nos traga Paz e Muito Amor!!!

Nenhum comentário: