"Somos Católicos... Bem Vindo à Sua Casa!!"

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

3º dia da novena

3º dia - José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus!

1 - CHEGADA

Refrão meditativo: Do tronco da vida, mesmo ferida, nasce uma flor, rindo da dor, ô ô ô

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Venham, ó nações, ao Senhor cantar!
Ao Deus do universo venham festejar!
− Teu poder, ó Deus, vem nos revelar,
Por teu amor agora vem nos libertar!
− O Senhor nos chama para a conversão,
Pra ele preparemos nosso coração!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciemos este terceiro dia da Novena do Natal tornando bem presente as dificuldades que temos na vida e muitas vezes não sabemos qual caminho seguir. Por isso, invocamos hoje o Senhor como Sabedoria. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Eu Quero ver
Refrão: Eu quero ver, eu quero ver acontecer/
O sonho bom, sonho de muitos, acontecer.
1 - Nascendo da noite escura, a manhã futura trazendo amor./
No vento da madrugada,/ a paz tão sonhada, brotando em flor./
Nos braços da estrela guia,/
a alegria chegando da dor.
2 - Na sombra verde e florida,/ crianças em vida brincando de irmãos./
No rosto da juventude,/
sorriso e virtude, virando canção./
Alegre e feliz camponês,/
entrado de vez na posse do chão.
3 - Um sorriso em cada rosto,/ uma flor em cada mão./
A certeza na estrada,/
o amor no coração,/
e uma semente nova escondida/
em cada palmo deste chão.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus, amigo dos pobres, teu Filho Jesus se tornou para nós tua Sabedoria e enche nossas vidas. Com a tua Justiça, escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

7 - SALMO 27
“Se Deus é por nós, quem será contra nós? Nada nos separará do amor que Deus nos deu por meio de Jesus Cristo” (Rm 8, 31-35).
No meio das nossas dificuldades e lutas, o Senhor é a garantia da vitória. Cantemos nossa confiança de que veremos a bondade do Senhor na terra dos vivos.
Refrão: O Senhor há de chegar, sua estrela já brilhou, sigamos sua luz, sigamos sua luz!
1 - O Senhor é minha luz, /
Ele é minha salvação. /
O que é que vou temer?/
Deus é minha proteção./
Ele guarda minha vida:/
Eu não vou ter medo, não. (bis)
2 - Quando os maus vêm avançando,/
procurando me acuar,/
desejando ver meu fim,/
só querendo me matar./
Inimigos opressores/
é que vão se liquidar. (bis)
3 - Se um exército se armar/
Contra mim, não temerei./
Firme está meu coração,/
Sempre firme ficarei./
Se estourar uma batalha/
Mesmo assim, confiarei.(bis)

8 - LEITURA BÍBLICA - Mateus 1, 1-17
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; Jessé foi o pai de Davi. Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações.

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria e com todos os que vivem segundo a Sabedoria de Deus, demos graças ao Deus que nos ama com ternura de mãe e dirige com amor os nossos destinos. Peçamos que ele nos mostre o caminho da prudência e da justiça.
Antífona: Ó...Ó Sabedoria: Tu saíste da boca do mais alto, os confins do universo atingiste, tu com força e ternura dirigiste este mundo por ti todo ordenado, vem mostrar o caminho consagrado da prudência, que ao justo um dia abriste, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, vem do céu, Sabedoria, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Irmãos e irmãs, glorifiquemos Jesus Cristo, nosso Salvador, cantando.
Marranatha! Vem, Jesus!
- Jesus, Filho do Altíssimo, anunciado pelo anjo Gabriel a Maria! Que o anúncio da vinda do teu Reino, ressoe hoje no campo e na cidade, em nossa comunidade e no mundo inteiro.
- Jesus, Salvador, quando João Batista percebeu a tua chegada, pulou de alegria no ventre de Isabel. Assim, nós aqui reunidos, possamos nos alegrar, percebendo os sinais de tua vinda no meio de nós.
- Jesus, foste anunciado por Zacarias como Sol nascente; vem consolar e animar com tua visita todas as pessoas que estão vivendo momentos de sofrimento e de escuridão.
Preces espontâneas...
Pai nosso...
Oremos
Ó Deus, teu amor maternal é a nossa esperança de salvação. Faze-nos viver neste mundo com a sabedoria, justiça e um coração filial, aguardando a manifestação da vinda de Jesus Cristo. Que ele venha completar a obra que em nós começou. Atendei-nos, ó Deus, em nome de Jesus, nosso Senhor, Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus, fonte de paz, nos santifique totalmente e nos mantenha vigilantes para o dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus

Nenhum comentário: