"Somos Católicos... Bem Vindo à Sua Casa!!"

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novena de Natal

Pessoal, tudo bem?

Hoje, e nos próximos dias, os posts vão ser A Novena de Preparação Para o Natal.
Mas, vocês sabem o que é uma novena?
Bom, a novena é um momento de oração. Simples assim... Ela pode ser feita individual, ou em grupo e durante nove dias, por isso novena.
Agora, porque nove dias?
A novena é um ato de amor a Santíssima Trindade, ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O três é o número perfeito. Dai temos três vezes três, nove.
“Novena é um ato de louvor perfeito a Trindade Santa.”

A novena é uma tradição da Igreja Católica e seus primeiros relatos estão na Sagrada Escritura. Entre a ascensão de Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo, no Pentecostes, os discípulos, Maria e o povo estavam reunidos em oração, primeira comunidade cristã. Foi a primeira novena, chamada de Novena de Pentecostes. Todas as outras novenas são feitas baseadas nesta.

A sugestão é que você faça essa novena juntamente com a família, ou pelo menos com algum membro dela. Se não forem possíveis os nove dias, faça oito. Se oito não são possíveis, que sejam sete, mas não deixe de fazer. Ela vai ajudar a fortalecer a fé e o amor em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para a novena utilizaremos uma vela e um presépio ou imagem do Menino Jesus.
Caso você não saiba os cantos, pode fazê-los de forma declamativa, lendo e saboreando cada palavra, cada frase, para que ela caia no coração e se expresse no seu intimo.
Vamos a ela!

Ao Povo das Comunidades



As comunidades Cristãs se preparam para a celebração do Natal. Esta Novena é um instrumento para a vivência orante deste tempo. Ela segue o ritmo do Ofício Divino das Comunidades com os mantras, aberturas, recordações da vida, hinos, salmos, leituras bíblicas, preces, cântico evangélico – o Magnificat – e bênção final. Por meio deste mergulho nas escrituras e na realidade, esta oração comunitária nos introduz na mística do Advento.
Este tempo de Advento pretende renovar em todos a certeza de que Deus sempre está conosco e nunca nos abandonou. Ele sempre anima nossa caminhada e insiste em que “não tenhamos medo”. Chama-nos a viver de acordo com o seu Projeto, a sermos servidores do seu Reino. A resposta a este apelo de Deus acontece na solidariedade para com as pessoas e a natureza. A consolação de Deus para seu povo vem por meio de cada um de nós. Precisamos ser, uns para os outros, um “sinal de esperança”. Não vamos apagar o entusiasmo de ninguém, nem quebrar a coragem de quem começa a fazer o bem, mesmo que seja só um pouco. Não vamos perder a fé no projeto popular. Pelo contrário, vamos manter a chama acesa e fortalecer quem estiver vacilando. Sofremos todos, por causa da injustiça, exploração e submissão imposta pelos “deuses” do dinheiro, lucro e mercado. Mas exultamos pela libertação em curso na história pelas mãos do Deus Justo e Compassivo.
Por isso rezamos:
Deus de ternura e compaixão, o brilho do teu olhar já está clareando nossos horizontes, vem e abençoa-nos com tua beleza. Beleza que com o novo todo velho contagia. Beleza que corrompe com sangue novo a anemia. Infecciona a miséria com vida nova e sadia. Amém.
Deus justo e libertador, a força de teu Reino já brota em nossa terra, vem e abençoa-nos com tua formosura. Formosura de criança frágil que traz dentro do peito o sonho do afeto e a força do cuidado para com a mãe terra. Amém.
Deus de amor, mãe consoladora, teu sopro de vida já fecunda nossas esperanças, vem e abençoa-nos com a verdade de tua beleza. Beleza de uma porta abrindo-se em mais saídas. Beleza da última onda que o fim do mar sempre adia. Beleza das ondas em sua adição infinita. Amém.

Luís Henrique Alves Pinto
Varginha, dezembro de 2010

1º Dia - És tu aquele que há de vir?
 
1 - CHEGADA
 

Refrão meditativo: Abra a porta, abra a janela, venha ver quem é que vem! É Jesus que vem chegando, ele é o nosso bem!

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− De pé, vigilantes, lâmpadas nas mãos!
Ele já está bem perto, nossa Salvação!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciemos esta Novena do Natal tornando bem presentes todas as nossas preocupações, dificuldades, angústias, mas também realizações, anseios, esperanças, enfim, nossa vida que pede mais vida. Invocamos hoje o Senhor como Mistério de amor em nossas vidas. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Utopia
Quando o dia da paz renascer,/
Quando o sol da esperança brilhar, e vou cantar./
Quando o povo nas ruas sorrir,/
e a roseira de novo florir, eu vou cantar./
 Quando as cercas caírem no chão,/
quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar./
 Quando os muros que cercam os jardins/
destruídos, então os jasmins, vão perfumar.
Refrão: Vai ser tão bonito se ouvir a canção/
cantada, de novo./
No olhar do homem a certeza do irmão.
Reinado do povo!
Quando as armas da destruição/
destruídas em cada nação, eu vou cantar.
E o decreto que encerra a opressão/
assinado só no coração, vai triunfar./
Quando a voz da verdade se ouvir/
e a mentira não mais existir, será, enfim/
tempo novo de eterna justiça, sem mais/
ódio sem sangue ou cobiça, vai ser assim.
6 - ORAÇÃO

Ó Deus de bondade olha teu povo reunido nesta novena de Natal. Dá-nos a graça de acolher, com muita alegria, nosso Senhor Jesus Cristo que vem e anunciar com nossa vida o mistério da sua encarnação em nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

7 - SALMO 24

“Bendito aquele que vem em nome do Senhor”! (Lc 19,38)
Refrão: Vem vindo o Senhor. Vem vindo o Rei da glória!/
Quem tem mãos inocentes, com Ele vai morar!/
Abri as vossas portas, que o Rei já vai chegar! (bis)
1. O mundo e tudo o que tem nele é de Deus,/ a terra e os que ai vivem, todos seus!/ Foi Deus que a terra construiu por sobre os mares,/ No fundo do oceano seus pilares
2. Quem vai subir ao monte santo do Senhor,/ Da sua casa vai ser morador?/ Quem tem as mãos bem limpas de todo maldade/ E ouro o coração na lealdade!
3. Quem vai subir ao monte santo do Senhor,/ Da sua casa vai ser morador?/ Quem não confia em deuses falsos, deuses vãos,/ Nem jura em prejuízo dos irmãos!
8 - LEITURA BÍBLICA - Lucas, 1, 19-23
Então João chamou dois de seus discípulos, e os mandou perguntar ao Senhor: «És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?» Eles foram a Jesus, e disseram: «João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’ «Nessa mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de suas doenças, males e espíritos maus, e fez muitos cegos recuperar a vista. Depois respondeu: «Voltem, e contem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Notícia é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!»

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
silêncio – partilha – refrões

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria e os excluídos de todos os tempos e lugares, cantemos a esperança que não engana. Celebremos a alegre expectativa daquele que vem vindo para saciar nossa fome e sede de justiça, Jesus Cristo, nosso Salvador.
Antífona: Ó...Ó Mistério: Escondido há séculos nos céus, aos fiéis foste um dia revelado, e dos cegos os olhos recobrados, já se firmam do coxo os passos seus, faz o pobre escutar a voz de Deus, vem, levanta do chão os humilhados, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, o amanhã já se anuncia quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?
– A minh’alma engrandece o Senhor / E exulta o meu espírito em Deus Salvador;
– porque olhou para a humildade de sua serva, / doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
– O Poderoso fez em mim maravilhas / e santo é seu nome!
– Seu amor para sempre se estende / sobre aqueles que o temem;
– manifesta o poder de seu braço, / dispersa os soberbos;
– derruba os poderosos de seus tronos / e eleva os humildes;
– sacia de bens os famintos / despede os ricos sem nada.
– Acolhe Israel, seu servidor, / fiel ao seu amor,
– como havia prometido a nossos pais, / em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. / Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


11 - PRECES
Irmãos e irmãs, com Maria, aguardemos vigilantes a manifestação do Filho de Deus que a todos quer salvar.
Maranathá, vem, Senhor Jesus!
- Ó Cristo, faze de nosso coração e de todo o nosso ser a tua morada e vem nos salvar!
- Ó Cristo, assumiste nossa fraqueza e nossa pobreza, faze-nos fortes e ricos em teu amor!
- Ó Cristo, guia em teu caminho todos nós que te esperamos nas estradas deste mundo!
Preces espontâneas...
Pai nosso...


Oremos:
Ó Deus do universo, tu nos visitas com amor de mãe. Abre hoje as portas do nosso coração para te acolher. Renova em todos os povos a esperança de uma terra nova onde habitarão a justiça, a paz e a alegria, sinais da vinda de Jesus Cristo, aquém esperamos. Por ele te pedimos, na unidade do Espírito Santo. Amém!


12 - BÊNÇÃO
O Deus da esperança, da alegria e da paz permaneça com todos nós, agora e para sempre. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!

Nenhum comentário: