"Somos Católicos... Bem Vindo à Sua Casa!!"

domingo, 19 de dezembro de 2010

Quinto dia da novena

Quinto Dia: Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido

1 - CHEGADA
Refrão meditativo: Ó chuva do céu, chove sem demora, ouve os meus rogos, vale-me Senhora.

2 - ACENDIMENTO DA VELA
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

3 - ABERTURA
− Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
− Venham, ó nações, ao Senhor cantar!
Ao Deus do universo venham festejar!
− Teu poder, ó Deus, vem nos revelar,
Por teu amor agora vem nos libertar!
− Em pé, vigilantes, juntos na oração,
Vamos ao seu encontro, lâmpadas nas mãos!
− Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito!
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus Bendito!
− Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação!

4 - RECORDAÇÃO DA VIDA
Neste quinto dia da novena, trazemos para nossa oração nossa vida e a nossa busca de Deus. Invocamos hoje, o Senhor como raiz de Jessé. Nesta comunhão, lembremos os fatos, as pessoas, os grupos com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

5 - HINO - Tu vens, tu vens
1 - É muito bom, que alegria te louvar,/
Ó Pai querido, cheio de amor e bondade!/
Há muito tempo prometeste ao teu povo/
Que tu virias visitar a humanidade.
Tu vens, tu vens, eu já escuto teus sinais!
2 - Ao povo antigo te fizeste escutar/
Pelos profetas da primeira aliança/
Tuas promessas se cumpriram plenamente/
Em Jesus Cristo que é nossa esperança.
3 - João Batista apareceu lá no deserto,/
O teu Messias entre nós ele apontou./
Quando Maria disse “sim” a teu anúncio,/
De tua Palavra, a Virgem logo engravidou.

6 - ORAÇÃO
Ó Deus das promessas, enviaste teu Filho Jesus, broto nascido da antiga raiz, para renovar com a humanidade tua aliança de justiça. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

7 - SALMO 85
“A lei foi dada por Moisés, o amor e a fidelidade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1, 17).
Voltando do cativeiro para a terra prometida, o povo agradece ao Senhor e implora que ele complete a salvação.
Refrão - Das alturas orvalhem os céus/
E as nuvens, que chovam justiça,/
Que a terra se abra ao amor/
E germine o Deus Salvador.
1 - Foste amigo, antigamente,/
Desta terra que amaste,/
Deste povo que escolheste;/
Sua sorte melhoraste,/
Perdoaste seus pecados,/
Tua raiva acalmaste.
2 - Vem, de novo, restaurar-nos!/
Sempre irado estarás,/
Indignado contra nós?/
E a vida não darás?/
Salvação e alegria,/
Outra vez, não nos trarás?
3 - Escutemos suas palavras,/ É de paz que vai falar;/ Paz ao Povo, a seus fiéis,/ A quem dele se achegar./ Está perto a salvação/ E a glória vai voltar.

8 - LEITURA BÍBLICA – Lucas 1,5-25
No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era do grupo de Abias. Sua esposa se chamava Isabel, e era descendente de Aarão. Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo, pois era a vez do seu grupo realizar as cerimônias. Conforme o costume do serviço sacerdotal, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. Na hora do incenso, toda a assembléia do povo estava rezando no lado de fora. Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. Mas o anjo disse: «Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João. Você ficará alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.» Então Zacarias perguntou ao anjo: «Como vou saber se isso é verdade? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada.» O anjo respondeu: «Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e ele me mandou dar esta boa notícia para você. Eis que você vai ficar mudo, e não poderá falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque você não acreditou nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo.» O povo ficou esperando Zacarias, e estava admirado com a sua demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar, e eles compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais, e continuava mudo. Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e se escondeu durante cinco meses. Ela dizia: «Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!»

9 - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

10 - CÂNTICO DE MARIA
Com Maria, demos graças a Deus porque desponta do broto de Jessé: Jesus Cristo, filho de Davi e Filho de Deus. Peçamos que ele nos livre de nossas amarras e medos, de nossas faltas de fé e esperança.
Antífona: Ó... Ó Raiz de Jessé: Estandarte bem alto levantado, um sinal para todas as nações, frente a ti ficam mudos os barões, clama o povo e só quer ser escutado, vem, Senhor, libertar o escravizado, não demores, escuta as orações, ó, ó.
Refrão: Vem, ó Filho de Maria, vem, dos tristes alegria quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?...
Canto do Magnificat

11 - PRECES
Irmãos e irmãs, iluminados em nossa fé, aguardamos a vida do Senhor. Por isso, supliquemos que venha o seu Reino e cantemos:
Vem, Senhor, vem, Senhor, vem libertar o teu povo!
Ó Deus, que vieste salvar teu povo cativo do Egito, quando a ti clamou, vem também a nós...
- Qual mãe carinhosa, não esqueces teu povo. Lembra-te de nós que ainda hoje gememos e esperamos...
- Revelas teu rosto carinhoso aos humildes e pequenos. Mostra-nos tua face e salva-nos...
Preces espontâneas...
Pai nosso...
Oremos:
Ó Deus da promessa, vem a nós com tua força e ternura materna. Abre os nossos ouvidos ao teu chamado e prepare os nossos corações para a manifestação de tua vida. Dá-nos a graça de entrarmos com decisão e alegria no Reino que Jesus veio anunciar. Isso te pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém!

12 - BÊNÇÃO
O Deus fiel às promessas feitas aos nosso pais e mães, nos mantenha em seu amor, vigilantes para o dia da vinda de Jesus Cristo nosso Salvador. Amém!
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!

Nenhum comentário: